quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Sabotagem

Tem gente que tem medo de barata, avião, cachorro, solidão, rejeição, amar, rato etc.
Creio que o pior de todos esses medos é o medo de viver.
Ás vezes temos medo de vivenciar certas experiências, de nos arriscarmos.
Na maioria das situações isso tem haver com o outro. Parece que precisamos da "autorização" do outro para podermos ser quem verdadeiramente somos.
Vivemos numa sociedade baseada em modelos: "Seja, tenha, compre, use..." Já pararam para pensar que essas palavras nos são despejadas diariamente?
E se nós não estivermos em determinado grupo... Não pertencemos? Não pertencemos à essa mesma sociedade?
Quantas vezes já compramos coisas que nunca usamos ou precisamos?
O consumo parece que nos alivia, né? Por que aí temos e somos reconhecidos nos grupos, logo, pertencemos!
Mas e se não pertencermos? Seremos rejeitados?
Se formos analisar alguns crimes são motivados por isso... Exemplo: O adolescente pobre que não tem condições financeiras de comprar um smart-phone... Talvez ele nem precise de um, mas todo mundo tem, logo... isso cria nele a vontade: de ter, pertencer e logo ele será... Se sentirá parte do todo.
Não estou aqui justificando ou incentivando tais ações. Mas isso é comprovado.
Voltando aos nossos medos... Quantas vezes deixamos de fazer coisas porque outras pessoas não aprovam?
O medo nos leva a insegurança e freia nossa evolução. De tão inseguros e oprimidos  podemos passar a andar curvados, de cabeça baixa, apáticos... tristes. Por que? Porque estamos preocupadas com os outros, deixando de viver nossas vidas por conta de outras pessoas.
E a vida passa... o dia de ontem não volta mais.
Eu mesmo passei por uma experiência, onde deveria escolher entre o que eu realmente queria e o que os outros pensariam etc. Confesso que relutei... mas escolhi o que eu sentia, escolhi a minha verdade. Essa escolha teve um preço, mas não me arrependo (pelo contrário).
A vida é feita de ciclos e renovação. Tem horas que temos que ter um furacão dentro dela, para podermos ver do que realmente somos feitos. Testar nossas capacidades, crenças e valores. Uma revisão de tudo isso.
Sabem uma vida morna? Não precisamos disso. Precisamos mergulhar no lago da vital... Senti-lo!... mesmo que um pouco frio. Entender que para haver dias de sol, são preciso os dias chuvosos.
Enquanto ficarmos preocupados com os outros... eles estão vivendo!
Não podemos deixar nossas vida nas "mãos" alheias. Porque isso também gera a culpa... e logo estaremos culpando os outros também por nossas derrotas ou até mesmo deixando de saborear nossas conquistas, pois, estaremos nos sabotando.

Tudo isso é de nossa responsabilidade.
Assumamos nossas vidas!








Nenhum comentário: