segunda-feira, 9 de abril de 2012

As viúvas

Outro dia estava no metrô e observei duas garotinhas  que caminhavam meio abraçadas. Aparentavam ter aproximadamente entre 10 e 11 anos... (sempre me esqueço de perguntar, rs) Poderia haver algum parentesco entre elas: primas, irmãs... não sei. Eu as vi à uma certa distância que não deu para comparar os traços. O fato é que elas caminhavam em harmonia, conversando, com sorrisos e aquele gesto de carinho. As pessoas que passavam por ali, pouco apreciavam a cena. Era algo comum, mas ao mesmo tempo peculiar...
Lembrei de umas pesquisa que li um dia desses, a qual comparava porque as viúvas vivem mais que os viúvos... (sei que isso pode não vai mudar sua vida, rs) Um dos motivos que o estudo apontava, seria a questão do TOQUE.
Vamos clarear as coisas. O estudo diz que o fato de as mulheres se tocarem mais ao longo da vida seria como se criassem estímulos para o corpo, e comparando ambos os sexos, os homens se tocam menos.
Comentei isso com um amigo que é pedagogo, ele acendeu outra lanterna. Me relatou que certa vez observava crianças na faixa de 3 à 5 anos de idade, e percebeu que os garotos nessa fase se tocam mais ( que as garotas (surpresa!). Porém, ao longo do desenvolvimento o que acontece? Eles são "alertados" pela sociedade que isso não é visto com bons olhos.
Tenho exemplos na minha própria família , como o fato de um dia ouvir uma conversa entre um dos meus irmãos e o pai deles (somos filhos de pais diferentes), na qual o pai questionava se haveria problema de dois homens se abraçarem: pai e filho. Então, meu irmão disse que sim... "Homem abraçando homem?!" Nesse caso posso dizer que é mais machismo do meu irmão, a ter um pré conceito. Há de se ter abraços, em nossa família, rss. Talvez o que ele quis dizer, seja reflexo do que é dito e como é visto por certas pessoas... uma pena.
Sou muito a favor da prática da distribuição de abraços e beijos independente de quem quer que seja, se você gosta da pessoa, por que não? Porém, temos que respeitar o "limite" de cada um e algumas coisas tem haver com afinidade.
Enfim, vamos deixar de ser caretas e nos preocupar com o que as pessoas vão achar... o importante é o que nós sentimos! E se esses toques, podem fazer com que vivamos mais... Por que não?


2 comentários:

lógos Alethéia disse...

Dá cá um abraço Alê! :)

Alef disse...

Tu és um fanfarrão! rss