quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ô saco!

A partir do dia 25 de Janeiro, não haverá mais sacolas plásticas na cidade de São Paulo. Mas isso não é por conta da lei que foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Gilberto, Kassab. O Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou a lei acatando um recuro do Sindicato da Indústria e Material Plástico (Sindiplast). O Sindiplast alegou que, além de inconstitucional, a norma contraria o direito do consumidor de levar os produtos comprados no comércio.
Assim, a Prefeitura, Governo do Estado de São Paulo e a Associação Paulista de Supermercados (APAS), assinaram um termo de cooperação para retirar as sacolas de circulação.
Algumas questões... Será que nós consumidores, seremos beneficiados com essa redução nos custos dos supermercados? Isso porque, há um custo no valor das sacolas... Tem gente que pensa que é gratuito, mas está tudo embutido. Outra coisa que pensei é por que não voltam com os sacos de papel? 
Ok, que isso seja uma mudança comportamental e esteja visando uma redução dos impactos no meio ambiente. Não sou contra, pelo contrário. Mas fico pensado por exemplo, que isso só é a ponta do iceberg.
Sou a favor de que mudemos nossos hábitos de consumo, mas e as empresas? Elas que são as grandes responsáveis deveriam ser mais cobradas! Tem muita empresa que diz que faz isso e aquilo e é tudo fachada! Porque ser ecologicamente correto, pega bem apara a imagem da instituição.
Vou contar o que acontece na ECT, eles que dizem que estão preocupado com o meio ambiente, desperdiçam não sei quanto mil quilos por dia de um filme plástico que poderia ser substituído pela compra de outros tipos de materiais com uma maior durabilidade de uso. Fora um "paletes" que eles insistem em usar/comprar e de madeira!! Outro dia fiquei sabem que eles "preferem" comprar esse tal palete de madeira, que custa em torno de R$27,00 cada, do que comprar um palete de plástico que custa em torno de R$18,00 . Mas vocês podem pensar, que a madeira pode ser reciclada... mas a durabilidade do outro material é maior e madeira... já sabem de onde provém.
Para entenderem melhor esse meu raciocínio tem um vídeo muito interessante que encontrei:






Enfim, bora ser consciente, mudar nossos hábitos, mas, sempre de olhos bem abertos!

Nenhum comentário: