terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Domingo na Feira - Sensations

Nesse último domingo, meu amigo Adriano, me convidou para conhecer uma feira. A Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes, uma cidade que fica a 30 min do centro de São Paulo.
Sempre ouvi falar dessa feira mas nunca tive oportunidade de conhecer.
O tempo ajudou muito, um dia de pleno sol! No fim da tarde até pensamos que iria chover, mas S.Pedro estava de bom humor, rs.
A quantidade de estrangeiros que frequentam o local é algo expressivo, achei isso interessante. Franceses, espanhóis, alemães... Era comum ouvir a língua inglesa por lá.
Mas o que mais me chamou atenção foi a infra-estrutura turística montada: câmeras de vigilância, Policia Militar, CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Centro de apoio ao turista, placas de informação em inglês, bom atendimento... tudo isso na verdade seria como vamos dizer... de praxe! Porém, já estive em outras estâncias turísticas e não havia nada disso. Estão de parabéns! Mas devem procurar sempre melhorar... como por exemplo: o local onde as crianças brincam e os banheiros públicos.
Vi tanta coisa que fiquei meio zonzo, rs! Plantas, pedras, fontes, quadros, caixas, cestos, enfeites, incensos, animais, bolsas, bonecas, fadas, dragões etc... Muita coisa mesmo!!
Para quem quer presentear é um universo de opções.
Tem muitos objeto de decoração para casa, coisas lindas!
Gostei muito de um certa girafa de madeira, rss... um aquário com peixes, de mentira, além de um jogo de xadrez de pedra.
Açaí, suco de amora, pastel de tomate seco, vinhos, aguardente, patê de pimenta, rss!  O paladar trabalhou muito, e ainda tomamos um cervejinha.
Há bares com música ao vivo (gostei muito disso), o que dá  um certo charme... Ainda soube que funcionam à  noite!! Quero voltar... rs.


Agora vamos falar do que nos levou até lá... Arte, artesanato. Hum...
Encontramos, dentre outras "lembrancinhas"- souvenirs- , por exemplo a do Cristo Redentor! Porém, estávamos em São Paulo... O que acontece é que não há mais o artesanato exclusivo de determinada região.  Você pode comprar um "artesanato" do Ceará, que foi produzido aqui. Ou seja, perderam-se as características de origem, o que dava  importância a tal lembrança.
Me digam, se eu lhes der uma réplica da Torre Eiffel como um souvenir e vocês souberem que não veio de Paris, mas da 25 de Março por exemplo... Qual a graça?
Outro ponto também é que entende-se por artesanato algo feito com as mãos, mas com a maquinização, as coisas mudaram. Os objetos de artes deixaram de ser únicos, exclusivos e hoje são produzidos em escalas. Não estou sendo chato... só realista. E isso não é exclusivo de Embu das Artes.
Essas foram umas das questões que levantamos...


Sou uma pessoa muito tátil, logo gosto pegar os objetos, de ver do que são feitos, explorar... isso me faz sentir como quando era criança. O cheiro das coisas também é algo que gosto muito. Faz reacender minha memória olfativa ou faz com que eu descubra novos aromas e isso é bom.
Meu amigo comprou uns presentes para seus pais, que pelo visto fizeram um sucesso danado!
Eu ganhei uma garrafa de vinho!! Aliás, ganhei foi o domingo...
Meu guia turístico se saiu muito bem... só que ele tem medo de baratas e digamos que uma cruzou nosso caminho... Foi muito engraçado, mas isso já é outra história, rs.
Para quem não conhece, vale pena. Para quem já conhece... Volte logo! rs




















Nenhum comentário: