sábado, 12 de abril de 2014

Pega ladrão!!

Rio de Janeiro, pós carnaval

Era um final de tarde e eu vinha da praia em Ipanema, estava sem camiseta, bermuda, chinelo etc.
Eis que passaram um bando de garotos correndo do outro lado da calçada, aparentemente menores de idade (aparentemente eu reescrevo), todos negros, mulatos, queimados de sol, pardos (seja qual for o termo)...
Ouvi um deles perguntarem:
- Mas por que estamos correndo? - um outro respondeu que não sabia.
- Porque estão correndo atrás d'agente! - gritou um terceiro.
Eram uns oito ou nove garotos.
Não passou muito tempo e apareceu um homem (negro) correndo atrás deles. Gritava que teriam roubado alguém.
Mil coisas me passaram pela cabeça, inclusive se eu estivesse daquele lado da calçada, não poderia ser confundindo com o grupo? Será que eles realmente roubaram alguém? E se o fizeram nem todos sabiam, pelo menos foi o que me pareceu. Por serem menores de idade se aproveitam disso? Isso mudaria se resolvessem baixar a idade penal?
Onde está o xis da questão? Sinceramente eu não sei... mas sei que é mais complexo do que parece.
Nosso sistema penitenciário não recupera ninguém, forma mais criminosos.
Os políticos, empresários, pessoas que tem maior poder aquisitivo, quando cometem um delito vão presos? Na mesma proporção que alguém que vai ao mercado e rouba um pote de margarina?
Não estou defendendo o crime, vejam bem, Ele deve ser punido em todos os setores da sociedade.
Mas tem algo muito errado conosco em achar que a pena de morte resolve, por exemplo. Fiquei estarrecido em ver um jovem morto por pedradas, pauladas etc. E todas as possíveis acusações contra ele não existem. Mesmo que ele tenha praticado... quem somos nós?
Quando agimos dessa maneira, nos colocamos no mesmo nível dos criminosos. Seremos assassinos, ladrões... criminosos!!
Temos que cobrar leis mais duras em todos os sentidos, acabar com os privilégios e brechas da lei.
E também mudar esse estilo de vida CONSUMISTA E EGOÍSTA. É utopia uma sociedade mais igualitária? Ok... mais justa pelo menos.

Nenhum comentário: