terça-feira, 26 de junho de 2012

Atos de uma falsa moral

Muitas pessoas ainda confundem HUMILDADE com HUMILHAÇÃO... Ser humilde não é humilhar-se, é ser modesto.
Vamos à peça... outro dia no meu local de trabalho, num grupo de cinco pessoas, alguém falava sobre pessoas serem humildes... O locutor argumentava que: "As pessoas usam máscaras..." e durante a conversa, passava um rapaz não muito longe de nós. Então, uma das pessoas da roda chamou o tal rapaz, para cumprimentá-lo e foi aí que uma máscara caiu em cena...
O rapaz que nada sabia sobre o assunto, cumprimentou à todos... com exceção de uma pessoa... que o ignorou! Justamente, a pessoa que bradava sobre a hipocrisia da humildade, foi a que não cumprimentou o tal rapaz... e o fez de propósito. O rapaz, se retirou imediatamente.
Uma cena embaraçosa e todos se entreolharam..
É muito fácil discursar, levantar bandeiras... mas e a pratica? Pode haver um motivo para ter havido o que houve? Sim, existe... mas estamos em um ambiente profissional e é certo agirmos como crianças?
Fiquei pensando e se no futuro o rapaz se tornar o superior do que o ignorou, como será? Percebem?
Para mim essas atitudes são algo muito pequeno... aí temos a verdadeira falta de humildade.
A situação poderia ter passado batido se não fosse a intimidade e sinceridade que um dos colegas tinha com o suposto "senhor modesto".
Nosso colega não só questionou a falta de educação no ato em si, como a discrepância em tratar de um assunto, onde acusar os outros é algo bem mais fácil do que admitir os seus próprios defeitos...
Para mim foi um espetáculo completo! Digo, no sentido de se ter uma teoria, pratica e moral da história...
De pé aplaudi, não o erro ou a humilhação... mas o ensinamento, tal qual foi praticado, instantaneamente e diante de todos os atores, exceto o rapazinho que saiu pelas coxias... com certeza ele se tornou o ator principal desse episódio.

Por hora é isso...

Nenhum comentário: