sábado, 7 de janeiro de 2012

Cuidem-se

Um alerta para um assunto que muitas pessoas consideram bobagem, frescura... já ouvi tanta coisa sobre. Depressão, esse é o assunto e antes que se perguntem se esta acontecendo comigo... Não, é a reposta. O que não quer dizer que nunca possa acontecer. Tenho um amigo que está passando por isso.
Na verdade, é o tipo de patologia que é difícil diagnosticar. Talvez pelos sintomas, afinal todos nó temos nossos momentos depressivos. Agora se esses momentos passam a ser algo frequente e interfira nas atividade diárias... é melhor prestar atenção.
Creio que não tive, talvez na adolescência, mas nessa fase a gente tem tudo não é? rss
Conversando com algumas pessoas... Que passaram por isso, vejo o quanto é difícil falar do assunto. Não só pelo diagnóstico, mas também pelo preconceito que acerca a doença.
Vejamos se alguém lhes falar que está com depressão o que pensarão? Algo está errado, não é? Ok... mas a verdade é que ninguém quer sair por aí "dizendo" que tem um problema de grave sofrimento. Por que? Pelo julgamento que as pessoas podem fazer à respeito. Acredito ser esse um dos pontos.
Não sou nenhum profissional da área de saúde e posso não estar sendo correto em tudo que estou relatando que se baseia na vivencia mesmo.
O que observo é que existe um grande pré-conceito sobre a questão. As pessoas não levam à sério, fazem piadas etc. Isso tem que mudar. Porque isso só aumenta o pré-conceito e acaba dificultando o diagnóstico, assim como o tratamento.
Vamos divulgar a informação, o conhecimento trás luz onde não há clareza.
Contar a alguém já é um passo... a família e amigos tem um papel importante no processo.


Agora a parte técnica:


O que é a depressão?
Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também freqüente.
Como se desenvolve a depressão?
Na depressão como doença (transtorno depressivo), nem sempre é possível haver clareza sobre quais acontecimentos da vida levaram a pessoa a ficar deprimida, diferentemente das reações depressivas normais e das reações de ajustamento depressivo, nas quais é possível localizar o evento desencadeador.
As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como: 
 
Estresse
Estilo de vida
Acontecimentos vitais, tais como crises e separações conjugais, morte na família, climatério, crise da meia-idade, entre outros.
Como se diagnostica a depressão?
Na depressão a intensidade do sofrimento é intensa, durando a maior parte do dia por pelo menos duas semanas, nem sempre sendo possível saber porque a pessoa está assim. O mais importante é saber como a pessoa sente-se, como ela continua organizando a sua vida (trabalho, cuidados domésticos, cuidados pessoais com higiene, alimentação, vestuário) e como ela está se relacionando com outras pessoas, a fim de se diagnosticar a doença e se iniciar um tratamento médico eficaz.


fonte: abcdasaude.com.br


Nenhum comentário: