sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O segredo de Renata


Quando era uma criança, conheci uma garota que morava em minha rua: Renata era seu nome... Hj já não é importante descrever suas características físicas e sim o que ela fazia.
Eu deveria ter uns 8 anos e ela 11.
Algumas tardes eu ia acompanha-lá ao mercado que ficava um pouco distante de onde morávamos...
Ela sempre comprava algo que sua mãe pedia e umas besteiras para nós. Doces, chicletes, biscoitos recheados, sorvete etc! Sempre comprava algo.
No caminho para o tal mercado, havia uma igreja. Renata sempre entrava na igreja e pedia que eu a esperasse ali fora. Era sempre assim...
Passei a ter uma certa admiração por ela por conta disso. Enquanto eu ficava do lado de fora, imaginava que ela estivesse la dentro de joelhos, rezando, pedindo... agradecendo!
Ela voltava eufórica, com pressa e radiante!

Sempre achei que igreja era um lugar sagrado, de respeito... tanto é que eu não entrava, justo para não levar minhas traquinices pro lugar! Fora que eu não gostava do padre da paróquia! Na missa eu ficava inquieto, principalmente quando ele falava em uma língua, a qual eu não entendia nada! Não via ahora que aquilo acabasse para poder ir brincar... por isso não ia à missa!

Certa tarde, Renata fez o convitede para irmos ai mercado. Convite aceito... e no caminho, la estava ela entrando na igreja quando... não sei o que me deu e fui atráz!
Fiquei na porta olhando e fiquei surpreso com o que via!! Como alguém podia fazer aquilo??E ningúem via!!!! Como podia ter tamanha coragem?! E que falta de respeito!!
Eu a vi na ponta dos pés, pegando embaixo das imagens dos santos o dinheiro que os fiéis colocavam... Fiquei bobo!
Permaneci na porta e ela me viu... Riu! E eu meio petrificado... olhei pra ela com um olhar: "Então era isso?!"
Ela só disse: "Ah eles tem tanto, nem vão perceber!"
Ainda assim fomos ao mercado, mas após descobrir isso, parei de andar com ela... tinha medo que os santos me castigassem!

Alguns anos depois fiquei sabendo que ela suicidou-se pulando de um viaduto! Dizem que ficou doida...

Nenhum comentário: