domingo, 20 de abril de 2008

Pajelança


Salve salve!!! Ressurgindo da correria do cotidiano... Como vocês tem passado? Realmente eu quero saber... rs. Não é gozação, não. Outro dia percebi que fazendo perguntas certas consigo obter respostas tão particulares que me fazem ficar comovido. Essa semana por exemplo em duas conversas distintas e momentos idem, percebi pessoas se emocionarem, os olhos brilharam, vejam vocês! Não tenho a intenção de ser curioso... tanto é que deixo fluir... sei meus limites... quer dizer aprendi a conhece-los.

Na sexta feira eu estava num gás que só vendo... puxa! O que me deu ou o que me deram? rsrs... Foi nada não, creio que devido a chegada de um fim de semana prolongado, deve ser isso. Mas foi bom... Eu e "Magali" (Minha amiga da facul) fomos conhecer um futuro entrevistado... Muito bacana! Veja você que eu estou começando a navegar pelos afluentes do jornalismo. As pessoas de tão comum podem ser muito interessantes, anote essa frase ae. Foi o que percebi de nossa futura celebridade, haha!

Ontem foi dia do índio!!! Falando sério... qual foi a última vez que vocês viram um índio de verdade?

Eu não me lembro mais... Ah tempos que quero escrever sobre isso. O sociedade moderna baniu essas pessoas. É, antes de tudo eles são pessoas. Não são folclore, objetos de estudos, exóticos ou coisas desse tipo. Infelizmente eles foram excluídos da sociedade, por isso hoje existe a FUNAI.

Engraçado que as pessoas que eram de fato os verdadeiros donos dessas terras hoje tem que lutar por elas... Políticas e mais políticas...

Se olharmos lá atras, deveriamos sentir uma certa vergonha... Isso sim seria motivo de mobilização social! Como pode um povo ser oprimido assim... ser excluso do seu próprio meio?!

E nas escolas... Ah dão uma folha para colorir o indiozinho, pintam a cara com guache e ficam no hu-hu-hu-hu-hu!!!

Uma vez assisti um vídeo ótimo que falava de PAJELANÇA, o elemento gerador é genuinamente ameríndio. As curas são levadas a efeito pelos pajés, verdadeiros xamãs indígenas. O instrumento básico de pajelança é o maracá, instrumento sagrado do pajé. As cerimônias acompanham-se sempre de cantos e danças para divertir os espíritos. Há os cantos, as danças, exercícios mímicos, com rugidos e uivos imitativos dos animais invocados. Há inúmeras diferenças rituais entre uma pajelança e outra, sendo mais característica entre as rurais a pureza dos traços ameríndios.

E o site da Funai: http://www.funai.gov.br/

Colcando café no leite...

Cortei os cachos porque dão muuuito trabalho e como o tempo anda escasso melhor um pouco de praticidade, não é mesmo?

E eu não via a hora... então fui ao cara que tosa... rsrs! Mas veja só, LOTADO! Só daqui há duas horas ele me disse... Ok... vai esperando que vou voltar... Fui em outro. Depois de procurar e procurar... É que esses "especilaistas" tem aos montes mas os bons mesmo...

Feito... nova imagem! Muda mesmo... hehe! Não, não fiz luzes ou cortei moicano... foi o básico mas ficou manero, hehe!

E choveu muito hoje! Pensei que o Noé ia passar por aqui!!! Ta uma noite fria e úmida bem cara de domingo.

Noticias do litoral? Bem... lá esta como aqui tempo úmido, chuvoso e frio! Mas se eu etivesse ido estaria curtindo é bom de vez em quando. Como se tornou comum ir á praia em véspera de feriado... eu fiquei por aqui! Fuja do óbvio, pessoas... fujam do cumum de vez em quando é tão bom...

Mais chocolate no meu café... Hummm... Para quem quiser bater papo no msn sobre os olhares e outras coisas... alefjordao@hotmail.com...

Mais coisas! Estou cheio de coisas, hehe! Fujam da drogas, sejam elas lícitas, ilícitas, viciantes ou não... se tornaram tão comum eu sei mas quero lembrar que está tão comum constatar que faem mal. Cada caso é um, certo... mas por que arriscar? Outra coisa não é só o sujeito que é afetado pelo vício. Ele leva outra pessoas consigo. Vicem-se no amor, respeito, gratidão, amizade, risos, exercícios, leitura, escrita, arte, beijos, sexo... VICIEM-SE em uma boa VIDA!

Obrigado pela troca de olhares... ótimo feriado!!!







Nenhum comentário: